![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiV5y8dVHjsqPebm01pkJ846JUZe7DsA1m_Xik4-Avulpxf9kuCn1IE-Jqptcxj7V5UAwQkweqyTkZ_ALk6GezV16ptaC33wu0GkB6rYX0-mSb8opDzG_mIdmNxXDWYioPBrmx7z2OBuqs/s320/glob.jpg)
Na visão de Grigoriev, o espaço vital para a sobrevivência humana é claramente delimitado, ele o denominou de estrato geográfico terrestre e o definiu como espaço limitado pela litosfera.
Toda a dinâmica que rege os fenômenos da natureza contidos no estrato geográfico é produto do antagonismo (forças contrárias, mas que são complementares) entre as forças geradas pela energia solar que atua na superfície terrestre, com o auxílio da atmosfera, e a energia do interior da Terra, que ager na superfície através da crosta terrestre da litosfera.
Para Jurandy Ross é objeto de preocupação da Geografia de hoje conhecer cada dia mais o ambiente natural de sobrevivência do homem, bem como entender o comportamento das sociedades humanas, suas relações com a natureza e suas relações socioeconômicas e culturais.
A organização da sociedade na agricultura e na indústria, a dinâmica demográfica, o crescimento e a organização das cidades, suas causas e consequências fazem parte da preocupação da Geografia.
Aula de Macroambientes datada do dia 18/03/2009, ministrada pelo professor João Felipe.
Referência Bibliográfica: ROSS, Sanches L. Jurandyr: Geografia do Brasil. - 4ª ed. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001. - (Didática; 3).
Nenhum comentário:
Postar um comentário